quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Calor, Mosquitos e Al Gore

Bom dia, leitores!

Quarta-Feira meio quase-chuvosa, e estou sem guarda-chuva!
Ontem mesmo estava um tempo bom, aliás, não muito bom pois o calor a noite estava insuportável, o que me levou a dormir de ventilador ligado e sem cobertor. O lado bom é que dormi bem fresco, o ruim é que estou com a perna cheia de picadas de mosquitos...

Mas aproveitando a deixa, fala-se de clima: Aquecimento Global.
É mais do que fato que o clima do nosso mundão está drasticamente alterado. Temperaturas muito altas que sem motivo aparente despencam 25ºC (como aconteceu a algumas semanas) de um dia para o outro, não se tem mais uma definição para estações do ano, geleiras derretendo... É, a coisa está ficando feia.

Ontem assisti a um DVD que o meu amigo Bolinha me emprestou, um documentário-promoção chamado "An Inconvenient Truth", do algum dia futuro presidente dos EUA Al Gore.

O documentário é bom, e digo mais, alarmante, apesar dos poucos dados falsos (ursos polares se afogando? Não por isso, Al).
Já é mais do que sabido que as conseqüencias do aquecimento global serão devastadoras, mas
assistindo ao filme, tem-se uma noção do quão perigoso isso pode ser, e o mais triste, o quão ferrados nós estamos, a ponto de não podermos fazer muita coisa para colocar um freio nesse processo.
São inumeras pesquisas, estatísticas, imagens, fotos e gráficos mostrados de acordo com os estudos de Al, que mostram o nosso futuro. As comparações entre areas, em um periodo de data, é algo espantoso.
No mais, auto-promoção do frustrado candidato a presidente, o que já era de se imaginar. Quem sabe na próxima ele consegue (e eu espero que consiga)!

Pra quem se interessar pelo assunto, vale a pena adquirir ou, já que estamos na era dos downloads, baixar. Em bancas de jornais tem, e não deve ser caro.
Nos créditos do filme ele dá algumas dicas para prevenir o nosso planeta, são dicas interessantes, algumas impraticáveis por conta da ignorancia e preguiça humana, mas algo pode ser feito.

Gostei da idéia de plantar mais arvores, e gostei da ideia também de comprar um bom repelente.
Enquanto trabalhamos nisso, fico com o calor, o ventilador, e os mosquitos.

5 comentários:

Goya disse...

Assisti ao documentário e, apesar de importante para alertar as pessoas, achei pouco persuasivo, afinal, com um assunto destes nas mãos e o potencial do cinema, deveria ter saído algo bem mais chocante. Por exemplo qdo foi lançado o fime "The Day After" em 83 a repercussão me parece ter sido bem maior, e neste caso valeria qq tipo de apelação pra chamar a atenção.

Rafael disse...

quanto mais apelativo menos credito seria dado, apesar do assunto ser espantoso, alarmante, assustador, devastador e etc... o formato "documentário" não deve ser tratado como super produção de cinema para chocar.... seria mais facil assistir "O dia depois de amanhã"

Vinicius S. de Abreu disse...

É a questão de não sensacionalizar as coisas, gostei disso no documentário. Apesar do assunto ser bem delicado, foi produzido com os pés no chão e sem nenhuma previsão fictícia, somente com estatísticas e dados que são estudados e devidamente calculados.
Para o formato documentário eu achei otimo, mas para produção cinematrográfica, que na minha opinião não seria o melhor formato e nem propósito, não.

Goya disse...

Os documentários do Michael Moore, por exemplo, não são apelativos e os considero bem mais persuasivos, não acho "An Inconvenient Truth" ruim, mas falta ousadia, é cinema com linguagem de palestra, uma questão de talento do diretor talvez.

Rafael disse...

não podemos desconsiderar que esse documentário é completamente "auto-promocional" e além disso como o silva mesmo afirmou, o tema é muito delicado, gera controvérsias até entre os cientistas, não tem como ser persuasivo, perderia totalmente o crédito na minha opinião...

os docs do Moore são realmente melhores, mas abrangem temas digamos "reais"